O GP ReEdIFICA tem como principal objetivo o estudo, pesquisa e aplicação de técnicas inovadoras e inclusivas de ensino-aprendizagem. Parte-se do princípio de que não existe conhecimento neutro, por isso ele deve estar contextualizado, o que se alcança por meio da integração dos saberes, jamais de forma fragmentada. Para se promover inclusão social há que se levar em consideração o desequilíbrio social e reconhecer e explorar as habilidades e competências dos jovens e adultos em condição de vulnerabilidade social. Isto não se faz por meio da pedagogia tradicional, em que o objetivo é condicionar e classificar o aluno. É preciso romper com esta estrutura excludente, meritocrática e discriminatória e adotar um paradigma humanista, por meio de conceitos de autonomia, democracia e liberdade. Objetiva-se apresentar alternativas de adequação dos cursos do IFSP por meio de metodologias ativas de aprendizagem: abordagens democráticas, inclusivas, emancipadoras, libertadoras e libertária.

As linhas de pesquisa do GP ReEdIFICA são:

1. Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)

2. Pedagogias Inclusivas

3. Autores contemporâneos na Educação libertadora, libertária e emancipadora